Notas de um velho safado - Charles Bukowski

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

bukowski

Recentemente terminei de ler um livro um tanto quanto interessante. Era o livro que eu estava lendo neste post aqui. O livro se chama Notas de um velho safado, escrito por Charles Bukowski (ou hank, ou Buk, ou velho safado, como preferir). É um livro intrigante, totalmente autobiográfico, dividido em contos. Contos que não têm título, isso mesmo. Os contos são divididos por pontos enormes entre um e outro.

Todo mundo que já ouviu falar, sabe que o cara escrevia os textos bêbado e os corrigia mais bêbado ainda, por isso dá para encontrar uns erros gramaticais muito loucos, acho que a editora manteve os erros e os passou para português, só para manter o ar "Bukowskiano" da coisa. A coisa mais gramaticalmente intrigante no livro todo é que o cara não usa letras maiúsculas no início de qualquer frase. Ás vezes dá para confundir os diálogos que os personagens têm com uma conversa de MSN. Isso vai causar muita raiva em ti, caso tu seja professor de português ou aspirante a estudante de letras.

Comprei ele por R$: 12,50 na feira do livro, em outubro. Uma baita duma bagatela (nem lembro onde eu vi essa palavra). Atualmente, nas livrarias deve estar na faixa de uns R$: 18,00. É o mesmo preço de Crônica de um amor louco, outro livro do cara.

Uma das coisas mais interessantes nesse livro, é que Bukowski libera algo que é mais ou menos um mito na sua existência, é como sua não motivação de viver, que o faz viver só por viver. É o tal do Homem Gélido. É basicamente não ligar pra nada, não ter expectativas para absolutamente nada. Fazer coisas como comer, beber, caminhar e sexo só por fazer, porque precisa estar vivo, e está vivo só por estar, então não fará a menor diferença em fazer isso ou não. Todos já tivemos nossas fazes Homem gélido, eu acho (bem, pelo menos eu!).

E aí, te habilita a ler o que o velho safado tem para te dizer?

4 comentários:

isadora machado disse...

tu e o velho safado hein -.- OHOTIHASORHOT

Stigger disse...

Bukowski é realmente sujo. Sabe, dessa fase louca, prefiro Kerouack, não sei se já lestes. Aliás, obrigado pela resenha, me deixastes com vontade de ler (apesar de eu ser um estudante de letras). MUHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

xD

Anônimo disse...

De burro e safado todo mundo tme um pouco. uhahuahuahuhauuha

Vou ver se leio!

carol disse...

Leia big sur de jack kerouac! :) insano, doentio e alcóolico.

Curtiu? Vê esses também.