Schopenhauer, a verdade e as bundas.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Comecei a ler um livro do Schopenhauer e logo nas primeiras páginas li que ele dizia que as pessoas da atualidade não tinham nada para acrescentar, e fingiam que tinham muito bem, quando não tinham nada além de percuca nas suas cabeças. "Porra, já me ganhou" pensei. Nunca em um livro encontrei um pensamento que não fosse "é um mundo sujo" que fizesse tanto sentido para mim.

Tudo bem, Schopenhauer (ou Wolverine) escreveu isso no século 19, mas ele não ficaria nada surpreso de saber que a coisa ainda não mudou. É como se a humanidade tivesse atingido uma barreira invisível, um limite, e tudo que tinha para ser feito em escala mundial já foi feito. Não vemos mais Freuds caminhando pela rua, nem Huxleys tomando chá no bar. Beatnicks não discutem mais em bares.

- Escuta aqui, cara, eu to te dizendo que o imperialismo vai acabar com os EUA.
- Ah não, esse cara tá pedindo uma surra.
- Manda ver então, rapaz.
- Ah, me segura, me segura que não quero bater nesse canalha!

Tenho uma prova de física amanhã, e mal sei sobre Farenheit e Kelvin. Sejam lá quem forem, esses dois mereciam ser chamados de "Os" caras. Por que? Porque eles trouxeram uma coisa que ficou reconhecida no mundo todo. Em outras palavras, eles contribuiram para algo, coisa que nenhum ser humano, incluindo eu e tu, faz atualmente. Hoje em dia passamos o tempo engordando nossas bundas e enxendo nosso cérebro com informações úteis e inúteis, que não utilizamos para porra nenhuma.

Além disso, todo mundo que se expressa, se expressa pra si mesmo e para uma ou outra pessoa, não fazem algo pelo mundo - Não que eu faria, na verdade estou reclamando que os outros não fazem, egocêntrico e reclamão como sou - e muita gente que diz ter algo na cabeça para compartilhar realmente FINGE que tem algo na cabeça muito bem. Motivo para se expressar virou absurdo. Gente contando como Tom e Jerry mudou a sua vida e comparando com capitalismo (o que não deixa de ser intrigante).

- Mas hoje todo mundo acredita no que vê na mídia.

Faça-me o favor. Quando Einstein terminou a teoria da relatividade não virou notícia na band. Todo mundo fala que a mídia tem poder e não sabe que nós mesmos somos a maior mídia de todas. Sim, nós, o povo. Não é porque não lutamos mais por ideais melhores e não temos mais utopias como antigamente que não fazemos fofoca ou trocamos informações.

- Ofélia, ficou sabendo da nova teoria do filho da Doninha?
- Hã? Capaz? O que esse guri fez agora?
- Tá falando de um tal de buraco negro absoluto, sei lá. Uma coisa doida, sabe como é.
- Sim, a família da Doninha é toda louca.

Enquanto isso, nosso amigo, já meio... ossudo, Schopenhauer fica descansado sabendo que tudo o que disse ainda prevalece. E o que fazemos em relação a isso? Mantemos nossas bundas confortavelmente sentadas, cada vez mais gordas e felizes.

Nenhum comentário:

Curtiu? Vê esses também.