Vendo a vida

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Existem diversas maneiras de ver a vida, e cada pessoa tem a sua. Algumas são mais felizes com em relação a isso, outras são mais tristes, e, por incrível que pareça, outras simplesmente não ligam pra esse tipo de coisa. "Não ligar para a maneira de ver a vida?" que coisa estranha, você pode pensar. Mas, simples assim tem gente que nem liga pra ver a vida, e deixa as coisas irem a la vonté, sem se preocupar em pensar que vai se dar mal no teste de seja lá o que for amanhã, ou pensar positivo e que tudo vai dar certo.

Algumas pessoas não pensam nisso porque não têm tempo, têm uma vida corrida e não estão afim de gastar seu precioso tempo com esse tipo de firula. Outras, como eu, não pensam nisso porque não querem, não estão nem aí se a Super Interessante ou a Galileu comprovou que o pensamento positivo faz milagres, e que funciona. Eu sou cético demais para acreditar nesse tipo de coisa. Ainda vi aquele documentário "O Segredo", e sinceramente: É uma porcaria do começo ao fim. Uma baita viagem sem noção nenhuma do começo ao fim. Concorda comigo? Que ótimo. Quer me criticar? Que ótimo...

Eu já vi a vida de um lado bom, e de um lado ruim também, então pode-se dizer que eu tenho experiência na área. Foram bons aqueles tempos que eu acordava bem depois das 6:30 estudava à tarde, chegava em casa, ligava meu SNES e jogava bomberman na maior tranqüilidade. Aquilo sim era vida! Mas também tive meus momentos (meu ano, para ser mais preciso) depressão, todo mundo tem, menos Deus...

Sempre me disseram que eu sou uma pessoa que nunca sorri, e já me disseram que sou uma pessoa Ácida. Mas quer saber de uma coisa? Eu estou muito contente com esse modo de ver as coisas. Tudo se baseia numa única frase de duas palavras, oito letras e um acento:

Não sonhe.

Ficou curioso com esse novo modo de ver (ou não ver) a vida? Uma pequena comparação entre os modos de viver a vida resolverá isso, meu bom leitor! Sigam-me os bons!

Vendsorriso_jpgo a vida do lado positivo:

" Amanhã tudo vai dar certo, eu vou conseguir, eu acredito". É, se isso realmente faz com que as cosias aconteçam da maneira que tu quer, pensamentos positivos seriam cobrados, nesse nosso mundo capitalista opressor teocentrista e blábláblá. É, na minha opinião, nada mais do que um modo ingênuo de ver a vida, simplesmente achando que as coisas vão dar certo e tudo vai se resolver no fim do dia. Se eu fosse contar quantas histórias de pensamento positivo são lidas pelos professores da minha escola, estando eles com aquela cara de que merda é essa?! Eu teria que pegar uns dedos emprestados do pessoal. Naturalmente, existe também o hino do pensamento positivo, ou, falando mais suavemente: ver a vida de uma outra maneira e aproveitar as oportunidades (acho que isso sim é uma COISA ORDINÁRIA), que vem de ninguém mais ninguém menos do que a banda Rush! A música se chama "Roll the Bones".

Vendo a vida do lado negativo:

tristeza"Tudo vai foder, então nem esquenta com as expectativas, elas vão ser retalhadas mais tarde.". Para alguns um modo mais realista de ver as coisas, e mais simples também. Faz bastante o tipo de pessoas que não saem sextas à noite e ficam morgando no MSN pela madrugada inteira, pensando em um assunto para escrever no seu blog sem sucesso no dia seguinte. É, talvez, uma forma mais fácil de ver a vida, porque os seres humanos tendem a ver sempre a parte ruim das coisas. Sempre vem uma época em que a pessoa vê as coisas pelo lado ruim, é a tão famosa fase do vazio, que só não é mais comprovada do que a Lei de Murphy (que costuma andar bastante contigo nessa época!) Não conheço nenhuma música que seja um "Hino" do pensamento positivo, isso já é mais pessoal. Se for uma daquelas desilusões amorosas, ouça The Cure, vai funcionar.

Não vendo a vida:

cego Esse é um modo de vida intrigante, porque serve para os veteranos, os derrotados, os cansados, os ocupados, os desocupados, os desiludidos e os geniais, que não acreditam em porra nenhuma porque simplesmente são geniais demais para achar que pensamentos vão funcionar, e porque têm que ler A Metamorfose ou Ecce Homo pela quinquagésima sétima vez. É um modo de vida fácil, onde o que quer que vier não é lucro nem prejuízo, veio porque veio, não porque você pensou que viria. São raras as pessoas que adotam esse tipo de não fazer as coisas, mas normalmente, as pessoas que o adotam são menos desiludidas (mas nem por isso mais felizes!). A melhor parte é que já que isso equivale à um zero, ou seja, nada, não tem um hino, o que significa que você pode ouvir a música que quiser!

Talvez tudo isso seja mentira, e eu seja o único cara do universo que não liga para a maneira que eu veja a vida, me tornando algo como um monstro, mas sabe, nem importa...

4 comentários:

Gilmar Gomes disse...

vendo a vida...

PS: vendo também um Chevette, 87, em ótimo estado de... ops... acho que me confundi... rs.

achei interessante o texto, mas tentar ver a vida de qualquer uma dessas vai levar a gente simplesmente ao local de partido... será o famoso giro de 360 graus em sua vida.

a vida só pode ser vista enquanto vivida e pronto.

Anônimo disse...

Realmente, muito bom o texto, so que eu acho que existe outras formas de ver a vida, como por exemplo uma mulher que passou 9 messes carregando um peso extra na barriga sem reclamar e se encanta ao ver o fruto do seu esforço.

Muitas pessoas lutam pela vida, elas admiram oque ganharam e so ganharam porque tiveram garra e não desistiram no meio do caminho.

Não se pode deixar de lado tudo, seria a mesma coisa que pedir para morrer (vamos nos sentar e aguardar a morte chegar). Todos nos temos alguem importante que sempre nos orienta nas piores horas e essa pessoa vale o esforço de enfrentar todos os desafios da vida!

:D

Gustavo

Fanny disse...

Tá, eu li.

Tu sabe o que eu penso e sabe que teu texto é bom!

Só uma coisa, o Gustavo é o cumulo do pensamento positivo e da filosofia "meu umbigo".

Ele acha que não existe vida sem o pensamento positivo, mas sabemos que existe. Eu vivo e tu vives, logo existe vida. Da mesma forma que existe gente que gosta de pensar em ter garra e se contenta dando o melhor mesmo não conseguindo nada. Gosto da minha vida sem expectativas, cada dia é uma aventura e a cada noite uma surpresas.

Abraços

Anônimo disse...

xD

cada um com seu modo de ver a vida!