Psicologia e tudo mais

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

freud1Sabe, desde o início deste ano venho tendo aulas de Psicologia, e, sinceramente, sendo uma pessoa ignorante nesta área como sou, descubro, no final das contas, que não aprendi muito mais de que "Sócrates foi REALMENTE o carinha do veneno". Acho que a psicologia sempre foi algo terrível para mim. Sempre me diziam para fazer uma auto-análise de mim mesmo, e eu nunca descobria boas coisas, no final. Atualmente, faço uma auto-análise e descubro não mais do que um cara não muito certo com problemas para esquecer uma guria. Por isso a psicologia sempre foi um terror pra mim.

Mesmo que eu seja um ignorante por opção completo nesta matéria, admito um certo respeito pela mesma, desde que não seja uma matéria para ser lecionada na escola. Acho completamente inútil isso, pois no 1º ano do Ensino Médio temos muito mais coisas para nos preocuparmos do que o nosso Ego ou o nosso Id (ou o Ota, ha ha). Os períodos de psicologia servem para.

1 - Estudar para as provas das matérias que pesam no boletim
2 - Dormir
3 - Jogar Can-Can ou Uno ou Poker
4 - Ler revistas do teu colega viciado em games
5 - Olhar para o nada esperando que algo aconteça

Acho até engraçada a forma com que a psicologia é trazida aos jovens. Na forma de uma folha impressa com um texto escrito com "linguagem jovem" contando os ideais de Sócrates e seus sucessores. A pior parte é que os professores não precisam pagar o xerox, mas os alunos sim. Voltando ao ponto: os alunos nunca vão aprender, porque não querem, porque não é necessário e porque isso DEFINITIVAMENTE não vai levá-los à faculdade. Não digo que deve ser CORTADA do currículo a matéria, mas sim que deve ser introduzida de uma maneira mais sútil, ou quem sabe, esperar os alunos amadurecerem um pouco para aprenderem isso.

O que pode ser pior do que aprender psicologia mesmo quando saber que ela é inútil?

Pergunta simples: Pseudo-Psicólogos/entendidos de psicologia. Não me refiro àquelas pessoas que tentam te ajudar com os problemas, mas sim aqueles boçais sem mente que apelam para as razões psicológicas quando brigam com alguém ou estão passando por alguma dificuldade, para não ter que encará-la com a cara. Conheço um desses boçais que adoram dizer (acreditem, ele já me disse isso, e foi mais de uma vez!)

- Divirta-se com os teus amigos e os teus Egos, Thiago

Fora esta:

- Não exite blogsfera, existe egos.

Além de um terrível erro de concordância no segundo verbo "Existir", o cara exibe todo o seu conhecimento sobre blogs e a "atmosfera" pela qual os blogs circulam, provando que, no final das contas, ele não entende de PORRA NENHUMA e quis pagar de Entendido da coisa. Não é só porque eu pego livros com os estudos do Freud numa biblioteca escolar que vou me tornar uma pessoa melhor. Esses pseudo-psicólogos me fazem rir tanto. Acho que não sou eu quem devia pedir desculpa aos psicólogos por não entender "lhufas" de psicologia para postar algo sobre isso, mas sim eles, por estarem sujando a imagem de uma coisa séria.

Isso deixa duas opções para vocês, super entendidos de psicologia. Cresçam e façam algo decente, como estudar psicologia para valer, ou corram para o banheiro, peguem sua prestobarba Excell com 3 lâminas para um barbear mais rente, passem nos pulsos e tirem uma foto. Mas antes escrevam uma longa carta apelando FORTEMENTE para motivos psicológicos, explicando que ver o seu poodle mastigando aquele brinquedinho de pelúcia que tu gostava tanto ter sido uma terrível experiência que acarretou um trauma que talvez jamais seria esquecido. 

E para o próximo post: Os Pseudo-Críticos de música!

Um comentário:

MaxReinert disse...

huahauhauhua e como seria o comentário de um desses psicólogos aqui?

- Você tem problemas com a sua família? Fale-me da sua relação com sua mãe!!!

hauhauhuhuahuahhau