Cultura-maníacos

sábado, 13 de outubro de 2007

Estou começando a concretizar uma teoria sobre a existência do ser humano e seu obetivo na terra. Seres humanos só estão aqui para dizer:

O que diabos está acontecendo com o mundo?!

E é exatamente isso que eu me pergunto todos os dias, porque sempre acabo descobrindo novos "tipos" de seres humanos, sempre muito peculiares... bem únicos... e bem chatos também.

Um dos tipos mais clássicos (e mais chatos também) são os Cultura-maníacos.

Trata-se de caras muito chatos que só ligam para o lado cultural de qualquer coisa que vêem. São seres únicos porque raramente têm prazeres normais que qualquer ser humano teria.

Uma pequena comparação:

Prazeres humanos

-Beber
-Transar
-Comer
-Dormir

E coisas carnais do gênero.

Prazeres dos maníacos por cultura

-Manda e-mails criticando a mídia
-Assistir Filmes de Kubrick com chá
-Ler qualquer coisa que não seja fictícia
-Assistir qualquer canal da televisão que apresente uma alta carga cultural.

Isso mesmo, eles não conseguem nem assistir aquelas séries sem graça da Fox (que na verdade são engraçadas), porque eles não vêem graça nenhuma naquilo. Pra eles não existe graça, só carga cultural. É como não ver a beleza das coisas, mas só ver o que elas tem a te ensinar. Em outras palavras: é ridículo.

Claro que tu pode ler livros. Claro que tu pode ler Freud, Kafka e Nietzsche, isso pode até ser normal, mas ler isso é ridículo, não é aproveitar a vida.

Uma raça bem semelhante aos cultura-maníacos, mas que tem importantíssimas diferenças são os Cools.

São basicamente idênticos aos seus primos, mas estes não entendem nada, mas sempre assistem, lêem, fazem os escambau, só para dizerem que são super legais porque são lotados de cultura. Não é uma atitude muito correta, mas se tu quer ser um daqueles caras estranhos que anda de all star branco, com uma magreza que lembra um Aidético e quer estar cheio de amigos que nem tu no Arco da Redenção aos domingos, a coisa foi feita pra ti cara!

Existem vários tutoriais na internet de como evitar a "coolzice" involuntária, por isso eu não vou escrever um aqui.

Não estou dizendo que tu tem que ser um burro estúpudo que nunca pegou num livro e que pergunta se Freud é de comer, mas to dizendo que tu tem que aproveitar a vida, e não te enfornar no teu quarto e ler pilhas e mais pilhas de livro, que é o que as escolas parecem querer que tu faça hoje em dia. Não deixe que os estudos atrapalhem a tua vida, mas não deixe que a tua vida atrapalhe teus estudos. Saiba equilibrar e conviver com isso, e viva a tua vida bem, que eu to vivendo a minha.

E o mais crucial: Só seja inteligente o quanto precisa ser, não vire um poço de conhecimento e cultura, isso enxe o saco e é autismo. Boa sorte e boa noite.

4 comentários:

VR Bags disse...

tu é foda thi... tu escreve muito bem, maaas... não sabe escrever "estúpido"! sakokasokaoskoaskoaskosako
te adoro demais bést... (tu sabe mais o que vem com o bést né? ;])
beijão! o/

M. disse...

Eu leio o blog "Coisas Ordinárias", conta pra mim ser um cultura-maníaco?

Freud é de passar no pão? OIFHSODIGHSDF :D

Fanny disse...

Dai se chega no lugar e se diz:
-(tu) garçon, meu velho, me trás uma porção de Freud com uma cerveja! e pra ti amor?

-(ela) ah, eu quero Kafka e Nietzsche para acompanhar!

-(tu) ok, então garçon para mim, trás o Freud e a cerveja e para ela, trás Kafka e um pouco Nietzsche, só para beliscar, certinho?

-(garçon) Não preferem Kubrick mal passado com chá ao invez da Kafka?

-(tu) Não obrigado.

(historia excelente do bar dos intelectuais)

Diogo disse...

Exelente post
A cartilha dos coolts é seguida a risca por jovens que tiveram ou tem problemas sociais, eu não os culpo...é fácil você entender o por que disso...autofirmação a qualquer custo ta na moda..

Curtiu? Vê esses também.